Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Les Ecuries de la Roche" está localizado no meio da natureza, a poucos quilômetros de Lyon, França. Uma paisagem natural com qualidades excepcionais que o projeto buscou preservar e melhorar através de uma abordagem racional.
O projeto dos estábulos reinterpreta os códigos tradicionais da arquitetura agrícola através de um uso contemporâneo da madeira e do concreto. A escrita calma e silenciosa do volume ressoa com a beleza da paisagem. Como um lembrete das florestas circundantes, a estrutura, os pórticos e as persianas filtram a luz, trazendo profundidade ao volume e conferindo um sentido de serenidade.
O design sustentável foi desenvolvido e alcançado através de sistemas passivos. Apesar das inúmeras restrições, a planta proposta permite ventilação e iluminação naturais. A arena de equitação, orientada ao sul, se beneficia de uma exposição solar otimizada, enquanto é protegida ao norte por um grande volume fechado.
O concreto foi usado apenas onde era necessário, em contato próximo com os cavalos. A madeira de toda a estrutura vem de florestas locais. Uma atenção minuciosa aos detalhes confere uma clara leitura da estrutura. O projeto se destaca das estábulos convencionais pré-fabricados, oferecendo uma solução sob medida.
A arquitetura, em busca de simplicidade, tenta se encaixar e não se impor sobre o ambiente natural. Ela mostra como podemos reunir a cultura contemporânea e a paisagem antiga com o contexto detalhado de lugares únicos.